Exercícios Para Emagrecer – 10 Melhores Treinos Para Perder Peso

exercicios para perder a barriga

Neste artigo iremos falar sobre um assunto muito procurado que são os exercícios para emagrecer. Irei te explicar tudo sobre esse assunto. Portanto, fique comigo até o final deste artigo para entender o motivo disso.

Exercícios Para Emagrecer Em Casa

Ter um corpo perfeito é a meta de muitas pessoas e, dentro dessa meta, está elencado como objetivo perder aquela gordura localizada que tanto compromete a efetividade de muitas dietas restritivas por aí. Isso acontece por que as pessoas não conseguem manter uma dieta restritiva por muito tempo e também ficam muito sedentárias, facilitando o acúmulo de gordura no corpo.

Para que os efeitos sejam percebidos com rapidez e aconteçam de forma desejada, sugiro unir os benefícios de um estilo de vida saudável incluindo, além da dieta, os exercícios para emagrecer a na sua rotina.

Como Fazer Treino Para Emagrecer A Partir Do Conforto de Sua Casa?

Os principais exercícios para emagrecer podem ser feitos em casa sem muita dificuldade. A chave principal do processo é ter determinação e foco, sem desistir daquilo que se busca, que no caso é perder peso, se livrar da gordura localizada e perder barriga, ficando com a silhueta desejável de forma saudável segura, efetiva e sem colocar em risco a sua saúde, muito pelo contrário, cuidando para que o seu corpo sempre esteja em bom estado de funcionamento.

Eu vou lhe passar algumas dicas e informações dos melhores treinos para emagrecimento que você precisa conhecer. Vamos juntos compreender a importância dos exercícios físicos para a saúde, por qual exercício começar e como fazer sem muita dificuldade.

Benefícios dos Exercícios Físicos Para a Saúde

Os exercícios físicos são extremamente importantes para a saúde, trabalhando diversas áreas do corpo de uma só vez com muita facilidade. É importante aliar uma boa dieta para emagrecer para aliar aos treinos para emagrecer regulares que você irá fazer.

E, dependendo do tipo de exercícios adotado, há sempre uma musculatura, sistemas corporais e diversos tecidos do corpo envolvidos. Quanto mais intenso for esse movimento, mais atividade se concentra na região e mais benefícios naquele local são conferidos.

qual exercicio para perder barriga

Vamos conferir agora os principais benefícios da prática de exercícios para a saúde e verificar o quanto eles são importantes.

  • Regula o Sono: Os exercícios ajudam a regular o sono. Isso acontece porque o corpo é estimulado a liberar uma substância conhecida como endorfina durante e após a pratica de atividades físicas.A endorfina é um tipo de enzima corporal que atua proporcionado bem-estar, diminuindo os níveis de estresse e ansiedade e fazendo com que a pessoa se sinta um pouco mais cansada, porém calma, ajudando a regular o sono e tirando de vez a insônia da rotina do indivíduo, além de prevenir o problema.

  • Aumenta a Disposição: Outro grande benefício é o aumento da disposição, uma vez que você se sente mais pronto(a) e preparado(a) para lidar com as tarefas do dia a dia, principalmente quando faz isso logo cedo, pela manhã. Esse tipo de comportamento ajuda o seu metabolismo a funcionar ainda mais rapidamente e te confere mais energia para o dia a dia.

  • Diminui o Risco De Doenças: A prática regular de treinos para perder barriga ajuda também na diminuição do surgimento de diversos tipos de doenças, pois cuida de forma geral do corpo, conferindo um bom funcionamento de diversos órgãos e sistemas.Você pode perceber que pessoas que sempre estão se exercitando vivem mais tempo, isso é porque praticar exercícios é uma medida de um estilo de vida mais saudável.

    Com a prática regular você diminui os riscos de câncer, combate a osteoporose e ainda controla a hipertensão, devido a liberação de substâncias durantes os treinos que causam a dilatação e fortalecimento de vasos sanguíneos.

  • Regula Os Níveis de Substâncias Tóxicas do Corpo: Com a prática diária, a regulação de níveis de substâncias no corpo será aumentada significativamente, ajudando assim no tratamento e prevenção de alguns tipos de doenças, como o colesterol elevado e a diabetes, ao passo que diminui os níveis de colesterol ruim no corpo e contribui para a regulação da insulina no sangue.
    Com esses níveis de substâncias regulados, você mantém longe diversas doenças que atrapalham o seu desempenho corporal e prejudicam a sua saúde.

  • Fortalece o Sistema Imunológico: Seu sistema imunológico estará sempre fortalecido, ajudando na prevenção de diversas doenças que acometem com mais facilidade, como os resfriados, por exemplo. Com o sistema imunológico mais forte, você dá força ao seu metabolismo e consegue queimar ainda mais gordura.

  • Ajuda a Perder Peso: Um fato inegável a cerca da prática regular de exercícios para perder barriga é que eles ajudam a perder peso com total eficiência, segurança e facilidade! Com isso, você consegue um rendimento muito melhor em um curto período de tempo do que alcançaria apenas com alguma dieta, mesmo que restritiva.

    Isso é possível porque há o trabalho de diversas musculaturas de uma só vez, impulsionando o metabolismo a funcionar mais rapidamente e queimar as gorduras localizadas nas regiões onde o exercício se torna mais intenso. Unir a dieta, se caso assim preferir, com os exercícios regulares é o melhor caminho para alcançar o corpo perfeito.

10 Melhores Exercícios Para Emagrecer Rápido

Agora vou te passar alguns dos exercícios que eu faço e que mudaram completamente meu estilo de vida e meus resultados. Quando você começar a fazer estes tipos de exercícios, terá um melhor rendimento e alcançará em pouco tempo os benefícios desejados. 

ATENÇÃO: Os exercícios mencionados abaixo são indicados para pessoas saudáveis e sem problemas físicos graves. Antes de começar a fazer qualquer tipo de exercício, consulte seu ortopedista de confiança para fazer um check-up completo de sua saúde.

Estes treinos para emagrecer você pode fazer em casa sem muita dificuldade. Vamos conhecer!

Exercício de Agachamento

exercício de agachamento

A nossa primeira dica é o queridinho de todo treinador e que não pode faltar em uma rotina de exercícios: o Agachamento. Por meio dele é possível trabalhar a redução da gordura localizada na região da barriga, aumentar o tônus muscular, diminuir a flacidez, corrigir a postura, enrijecer as perna e coxas, conseguir o bumbum perfeito, entre inúmeros outros benefícios.

Para fazer o agachamento, é bem simples:

    1. Fique de pé, deixe as pernas bem abertas e afaste os pés até a largura dos seus ombros, deixando apoiados totalmente no chão;

    2. Após isso, basta dobrar os joelhos e jogar todo o quadril para baixo, ultrapassando a linha dos joelhos e empurrando o bumbum para trás. Por fim, estenda as pernas e as deixe bem esticadas, sem dobrar, repetindo o procedimento por 2x, sendo 15 vezes a cada seção.

Exercício de Prancha

exercicio de prancha

Para fazer o exercício da Prancha simples e frontal, faça o seguinte:

  1. Deite de bruços (barriga para baixo) e vá levantando à medida que apóia os cotovelos e o antebraço no chão, deixando sempre eles bem alinhados com os ombros;

  2. Coloque o restante do corpo apoiado na ponta dos pé e deixe-os sempre alinhados com o cotovelo. Você deve permanecer agora nessa posição e deixar o corpo ereto, sem contrair o abdômen, ficando assim por, pelo menos, 30 segundos e repetir o procedimento até completar 5 séries. Faça pausas de, no máximo, 1min. entre as séries.

Pular Corda

exercicio de pular corda

Pular Corda não poderia ficar de fora da nossa listagem de exercícios para fazer em casa, pois é super simples e ao mesmo tempo essencial em um treino que vise a queima de gordura localizada.

Com o ato de pular corda você aumenta a sua agilidade e coordenação motora, tonifica os músculos da parte inferior do seu corpo, fortalece os músculos centrais, melhora a sua postura, tonifica o seu corpo como um todo e ainda consegue queimar cerca de 10 calorias a cada minuto, incentivando o corpo na eliminação da gordura localizada, principalmente na região da barriga.

O Exercício de Pular Corda é mais recomendado de ser feito em intervalos, isso quando você busca resultados rápidos e perca de peso com ainda mais eficiência. Indicamos começar a pular corda por 10 a 12 minutos de forma contínua, sendo 1x ao dia.

Dependendo do seu nível físico, vá aumentando a intensidade, e não o tempo, ampliando assim os efeitos do processo. Você pode pular corda com os dois pés, só com um pé e ainda fazendo viradas duplas com a corda entre os braços. Use a criatividade para variar os movimentos, mas tome cuidado não tropeçar e cair. Comece pelo básico e vá dificultando com o tempo.

Polichinelo

polichinelo

Este é um exercício clássico para fazer em casa e um dos mais intensos quando o assunto é da modalidade cardiorrespiratório. Ele é simples, mas intenso e de grande efetividade. Por meio dele é possível trabalhar o corpo por inteiro, melhorando o condicionamento físico e a coordenação motora, fazendo bem para o coração e vasos sanguíneos.

Além disso, colabora com a resistência cardiovascular e ainda trabalha a musculatura do coração.
Para realizar o Polichinelo, faça o seguinte:

  1. Fique de pé, coloque os braços dos lados do corpo e deixe os pés alinhados com os joelhos;

  2. Em seguida, você deve pular e estender os braços para cima de cabeça, esticando sempre as pernas e retornando a sua posição inicial. Repita o procedimento quantas vezes achar necessário. Indicamos fazer 2 séries de 20 a 30 repetições.

Abdominais

abdominal

As abdominais é outro tipo de exercício clássico e que funciona com alta intensidade, dando benefícios a curto-prazo e com altíssima eficiência. Os principais benefícios são a melhora do condicionamento físico e postura, prevenção das dores na lombar e contribui de forma maciça na queima e gordura localizada.

Para realizar as Abdominais faça o seguinte:

  1. Deite de costas e fique na posição mais reta e alinhada possível;

  2. Flexione suas pernas e deixe os joelhos em direção ao teto com os pés apoiados no chão e as mãos abaixo da cabeça;

  3. Levante levemente as suas costas até o ponto máximo que conseguir e repita o movimento com 3 séries de 25 repetições cada;

  4. O número de séries e repetições pode aumentar de acordo com a melhora do seu condicionamento físico, ficando à seu critério decidir a quantidade.

Treino Hiit

treino hiit para emagrecer

O Treino Hiit é um dos tipos de exercícios para secar barriga mais eficientes e não poderia faltar na nossa listagem de forma alguma. Investir nesse tipo de exercício é ter certeza de resultados rápidos e extremamente eficientes em pouquíssimo tempo.

Dentre os principais benefícios do Treino Hiit está a queima de gordura localizada, o desenvolvimento dos músculos corporais, a melhora na circulação sanguínea, fortalecimento de atividade cardiovascular, prevenção do envelhecimento precoce e ainda aumento da resistência do corpo como um todo.

Para realizar o Treino Hiit é necessário usar as técnicas de treino que você é adepto e ir aumentando a intensidade no menor período de tempo que conseguir. Por exemplo, se você costuma usar a esteira nos seus treinos pode ir fazendo o mesmo exercício 2 a 3 minutos com baixa intensidade como uma forma de aquecer e, então seguir com uma corrida o mais rápido possível por 30 segundos.

Após isso, diminuir novamente e depois começar a aumentar a intensidade. Repita esse procedimento de aumento e diminuição da intensidade por 5 vezes seguidas. Pronto, você já fez uma série de Treino Hiit!

Para saber mais sobre o Treino Hiit, recomendamos a leitura do artigo abaixo:

✅ Treino Hiit – Como Fazer, Para Que Serve e Benefícios → 【Análise】

Crossfit

crossfit

O Crossfit é o queridinho dos amantes de treinos intensos e está incluído como um dos principais exercícios de alta intensidade. Com esse tipo de treino, você irá aumentar a mobilidade muscular, a flexibilidade do corpo, fortalecer e tonificar os músculos, melhorar o condicionamento físico, reduzir os níveis de estresse e ainda emagrecer rapidamente e de forma eficiente, queimando a gordura localizada.

Um dos tipos de Treino Crossfit que você pode fazer em casa e tem um pouco menos de intensidade do que os demais treinos convencionais, é o seguinte:

  • 10 flexões de braço;
  • 15 agachamentos;
  • 2 abdominais;
  • Correr ao redor do quarteirão
  • Repita essas atividades acima quantas vezes você conseguir por um período de 20 minutos. No Crossfit são vários movimentos envolvidos e o maior rendimento no período de tempo estipulado.

Importante: O Crossfit é um treino avançado e que exige muito esforço físico. Ele só é recomendado se você já estiver em forma e sem nenhum problema físico. É um tipo de treino muito eficiente, mas o risco de lesões também é elevado. Portanto, cuidado ao fazer esse tipo de treino, seja em casa, seja na academia.

Spinning

spinning

O Spinning é um tipo de treino que trabalha todo o corpo com o uso de equipamentos específicos, usando, principalmente, a bicicleta ergométrica. Ele ajuda a queimar bastante gordura devido ser um treino de alta intensidade. Os principais benefícios conferidos pelo Spinning são a construção do tônus muscular, aumento da resistência cardiorrespiratória, alívio do estresse e ainda a contribuição para a perca de gordura localizada com rapidez.

Para realizar o Treino Spinning é preciso ajustar o selim e o guidão da bicicleta em relação à altura do seu quadril, ajustar os pés corretamente, puxar os pedais e não empurrá-los e seguir com o treino usando a roupa adequada e sempre levando em consideração as instruções dadas pelo profissional que irá acompanhar o treino. O bom do Spinning é que ele não tem restrição de idade, sendo assim qualquer pessoa pode realizá-lo sem problemas.

Natação

natacao

Os principais benefícios da Natação são aumentar a longevidade, prevenir a artrite, aumentar a força e o tônus muscular, trabalhar o corpo e tornar ele ainda mais flexível, melhorar a saúde do coração e ainda a queima de gordura localizada com bastante efetividade.

Para fazer o Exercício de Natação você deve entrar em contato com algum profissional para te orientar ou então entrar numa aula de natação, que é o mais prático e barato. A nossa dica é, quando estiver em casa, usar o nado craw em 4 minutos com 4 séries mais um descanso de 3 minutos, repetindo o procedimento quantas vezes achar necessário.

Hidroginástica

hidroginastica

A Hidroginástica é um tipo de treino excelente para todas as idades, pois traz resultados rápidos e satisfatórios com bastante intensidade. É muito eficiente para te ajudar a manter-se em forma e no tratamento e prevenção de doenças crônicas, saúde mental, aumento da resistência muscular, conferir maior flexibilidade, melhora do sistema cardiovascular e a queima de calorias.

Para fazer a Hidroginástica é necessário primeiro se aquecer preparando as articulações do corpo para o treino, correndo no lugar. Em seguida, separe alguns acessórios especiais como halteres e boia espaguete que irão ajudar na sua flutuação na piscina, uma vez que esse treino é feito exclusivamente nesse espaço.

Por fim, comece os exercícios realizando abdominais na água usando as boias embaixo das axilas para dar suporte, sem seguida vá com chutes na água e elevações laterais, finalizando o treino ou fazendo repetições na quantidade que achar necessária.

Body Pump

body pump

O Body Pump é outro treino especial que é bastante eficiente, tendo como principais benefícios a tonificação muscular, aumento do condicionamento físico, melhora a postura, reduz os danos causados à coluna, aumenta a densidade óssea, evita doenças como a osteoporose, aumenta a resistência física, promove mais disposição, ajuda no emagrecimento e ainda confere a queima de gordura localizada com bastante rapidez e efetividade.

O treino de Body Pump acontece usando movimentos de ginástica juntamente com coreografias ritmadas por músicas com equipamentos próprios de cada modalidade do treino, como caneleiras de peso, alteres pequenos que vão aumentando na modalidade da intensidade do treino, steps para subir e descer, barras de peso, entre outros. Confere a queima de calorias com treinos intensos mais que a musculação comum, com duração média de aulas em cerca de 55 minutos.

Burpee

burpee

A nossa última indicação de Exercício Para Perder Barriga é o Burpee, que é um treino avançado e de alta intensidade.

Os benefícios do Burpee são o fortalecimento de músculos e ossos, aumento da resistência cardiopulmonar, aumento da massa muscular, melhora da coordenação motora, diminuição dos níveis de estresse e aumento da capacidade de perda de peso, impulsionando o metabolismo a funcionar cada vez mais rápido e eficiente.

Para fazer o Burpee é preciso ficar em pé com os pés alinhados aos ombros e jogar os pés para trás e fique na posição de flexão, mantendo sempre as mãos firmes no chão para suportar o peso corporal.

Em seguida, desça o peito e faça uma flexão, voltando à posição inicial e jogando os pés para frente. Repita o procedimento quantas vezes achar necessário.

Quais Tipos de Exercícios Devo Começar?

O primeiro item a verificar é seu condicionamento físico atual. Se você ainda é completamente sedentário(a), comece sempre com os treinos mais leves e vai aumentando conforme seu condicionamento físico for melhorando.

Para quem vai entrar na vida ativa de exercícios físicos, pode apostar na natação, seguir com abdominais, burpee, flexões simples, hidroginástica e polichinelo.

Por fim, entrar nos demais como o Treino Hiil, Crossfit, Spinning e Body Pump, por exemplo, que são treinos de mais intensidade que exigem alto esforço físico. Dessa forma, você tem o melhor rendimento possível.

Bom, é isso!

Agora é só escolher quais seus treinos favoritos e colocar a “mão na massa”. 😉

PS: Além dos treinos, eu também procuro manter minha alimentação bem saudável. De nada adianta fazer vários treinos se sua alimentação está inadequada, pois senão seus treinos não valem de nada, pois estará enviando toxinas para dentro corpo, dificultando o processo de emagrecimento e a entrada de doenças.

Eu criei um mini-curso gratuito onde revelo todos os segredos que eu mesmo fiz para emagrecer e mudar meu estilo alimentar e com exercícios adequados. Tudo isso sem precisar passar fome, fazer dietas restritivas e frequentar academias. Convido-lhe a se inscrever no formulário abaixo para receber as 4 vídeo-aulas no seu e-mail.

Um abraço e até mais! 🙂

Gostou? Compartilhe....

Sobre o autor | Website

Charles Silva é empresário, pesquisador de saúde, nutrição e biohacking. É o fundador do Emagrecer Para Sempre. Compartilha neste projeto as suas experiências práticas de como ter um corpo magro e saudável.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

5 Comentários

  1. Maria Aparecida de Medeiros disse:

    Oi boa tarde meu nome é Maria tenho 52 anos, quero agradecer pelos exercícios, muito bom.

  2. Karina Ferreira disse:

    muito bom seu artigo,gostei de mais. Parabéns!

  3. luma leite disse:

    Sim eu quero mesmo emagrecer de verdade, por isso eu coloquei na minha cabeça que esse ano vou me dedicar mas na dieta e fazer um treinamento bom. Eu realmente estou dispota de ir ate o fim pra conquistar meu corpo dos sonhos, esse artigo me ajudo a abrir mas minha mente sobre o mundo fitness.

  4. Luca Esteves disse:

    Olá, meu nome é Luca, tenho 31 anos e peso 110Kg. Será que esses exercícios poderiam mesmo me ajudar? Abraços!

    • Olá Luca,

      Sim, são exercícios que podem lhe ajudar, mas recomendamos sempre fazer exames para ver como está sua saúde e se você tem condições de realizar exercícios de alto impacto.

      Um abraço!