Dietas

Dieta Low Carb – Como Funciona e Alimentos Permitidos → 【Veja AQUI】

dieta-low-carb

O Que é Dieta Low Carb?

É uma dieta baseada na eliminação completa do açúcar (todos os tipos) e carboidratos como o arroz, macarrão, batata, etc… e os todos os produtos industriais ultraprocessados como os pães, bolos, cereais matinais , achocolatados, pizzas e tudo que contém farinha de trigo ultraprocessada como ingrediente. Low carb significa “carbo baixo” ou consumo menor de carboidrato.

Este método foca na priorização do consumo de carnes e gorduras provenientes de animais (gorduras saturadas). Os carboidratos são meros coadjuvantes nessa dieta. Os carboidratos indicados são apenas os naturais provenientes de frutas e vegetais de baixo índice glicêmico.

O carboidrato é tido como um dos maiores causadores do inchaço e excesso de peso, principalmente dos ultraprocessados que são 100% industrializados. Ele é odiado por todos que pregam alimentação saudável e adorado por quem gosta de comer um pãozinho de manhã, uma macarronada ou aquela deliciosa pizza no final de semana.

Emagrece Mesmo?

O carboidrato tem a única função principal de transformar a glicose em nosso organismo em fonte de energia para realizarmos as tarefas do dia a dia. E só! Os efeitos colaterais dele são muito piores do que a geração de energia que ele proporciona.

Sem carboidrato, o corpo vai buscar formas de produzir a energia necessária em outros locais do organismo, ou seja, irá queimar sua gordura localizada ao invés de glicose, o que acaba sendo ótimo para a saúde.

Portanto, baseando nessa informação, é claro que cortar o carboidrato fará você emagrecer, pois ao cortar o excesso de glicose que vem dos carboidratos, seu corpo começará a usar a gordura como fonte de energia. E, quando se queima gordura, obviamente, acontece o processo de emagrecimento.

Para Que Serve?

A Dieta Low Carb vai te ajudar a perder barriga mais rápido, pois devido a redução significativa de carboidratos na sua alimentação, seu corpo ficará bem menos inchado e seu metabolismo funcionará muito melhor.

O baixo consumo de carboidratos tem como principal finalidade a perda de peso de forma natural e consideramos como um estilo de vida ideal, pois proporciona a desintoxicação do organismo, reduz consideravelmente o excesso de glicose no sangue e te dá muito mais energia e concentração. 

Alimentos Permitidos

alimentos para secar a barriga

Depois de entender o papel dos carboidratos no organismo, é hora de conhecer quais alimentos são permitidos nessa dieta para perder peso rápido:

ALIMENTOS PRINCIPAIS:

  • Carnes: Todo tipo de carne é permitido, já que são as melhores fontes de proteínas da natureza. O bacon que, até pouco tempo era um vilão, também pode ser consumido, pois tem gordura boa. Evite comprar carnes temperadas e faça seus temperos com produtos naturais como alho, salsinha, gengibre e o que mais gostar da forma mais natural possível, evitando os temperos condimentados. Desta forma, você pode comer salmão, bisteca de porco, frango, carne de boi, cordeiro, peru, vitela, etc…
  • Gorduras: Dê preferência para a manteiga e azeite para preparação de alimentos. A manteiga pode ser usada no preparo a quente e o azeite deve ser reservado para temperar saladas e outros pratos. Você também pode consumir o óleo de coco (2 colheres de sopa por dia) e/ou usá-lo para cozinhar, pois ele substitui muito bem os óleos vegetais tradicionais (óleo de canola, Girassol) e é muito mais saudável. E também tem o abacate que, junto com o óleo de coco, são excelentes fontes de gorduras boas. Caso esteja com seu orçamento baixo, pode fazer com a manteiga comum ou até mesmo usar banha para cozinhar.
  • Ovos: Os ovos também estiveram sob a berlinda dos alimentos que fazem mal à saúde. E a boa notícia é que o consumo de ovos, além de não fazer mal, é indicado pela maioria das dietas. Ovo cozido, frito, mexido, poché… você pode comer ovos do jeito que quiser, inclusive com bacon no café da manhã. Já existem diversas evidências científicas afirmando que o ovo é um dos melhores alimentos que existem, pois contém praticamente todas as necessidades de nosso corpo para o dia a dia.

ALIMENTOS SECUNDÁRIOS:

  • Verduras e Legumes: É o acompanhamento da dieta low carb e também da dieta paleo. Toda verdura é bem-vinda no cardápio. Use e abuse das folhas verdes (que desintoxicam o organismo) como rúcula, agrião, couve, espinafre, alface, escarola. E, para deixar as saladas ainda mais saborosas, inclua também a vagem, aspargos, palmito, chuchu, rabanete, quiabo, pepino, alho, pimentão, tomate e outros. Cuidado com a batata inglesa, cenoura, mandioca e beterraba que possuem altas concentrações de carboidratos (alto índice glicêmico) e seu consumo deve ser moderado.
  • Frutas: Devido à frutose (glicose das frutas), a maioria das frutas possui concentrações altas de carboidratos e precisam ser evitadas nas primeiras semanas dessa dieta para emagrecer. Depois, vá acrescentando aos poucos para sentir como seu organismo se comporta. Recomendamos consumir morango, coco, abacate, mirtilo e amora e todas as frutas vermelhas, pois contém baixa carga glicêmica.
  • Laticínios: Sim, são liberados apenas os produtos sem lactose, pois não são fontes de carboidratos. Você poderá consumir queijos meia-cura e também manteiga (não margarina), inclusive podendo usá-la para cozinhar no lugar dos óleos vegetais hidrogenados, que são industrializados e cancerígenos. O creme de leite também está liberado. Use em molhos ou para incrementar grelhados e assados.
  • Oleaginosas: Macadâmia, pistache, amêndoa, castanha do Pará, castanha de caju e nozes são permitidas, mas precisam ser consumidas com moderação. Experimente misturar vários tipos e comer uma porção sempre igual para não correr o risco de exagerar. Algumas lojas que vendem produtos naturais já possuem o mix de castanhas pronto, o que já facilita a vida. São ideais para consumir entre as grandes refeições quando bater aquela fome.
  • Temperos: Seja desidratado ou ao natural, a dieta low carb não restringe o consumo de temperos naturais como: salsinha, cebolinha, coentro, gengibre, alho, cebola, orégano. Só não pode usar molhos e temperos industriais, pois são cheios de conservantes e aromatizantes, como mostarda e ketchup.

Alimentos Proibidos

alimentos proibidos

A lista de alimentos permitidos é bem grande e variada, mas para sua dieta dar certo você precisa evitar alguns produtos e alimentos que são proibidos, como:

  • Açúcar: É proibido dentro do contexto low carb. Assim, açúcar branco, refinado,mel, açúcar de coco, demerara e adoçantes artificiais devem ser eliminados de sua rotina. Lactose é o açúcar do leite, frutose é o açúcar da fruta e sacarose é o açúcar refinado. Fuja de todos eles e consuma (com moderação) apenas adoçantes livres de carboidratos (olhe bem os rótulos), como a Stevia.
  • Cereais: Nenhum produto que leve farinha de trigo deve ser consumido, mesmo que seja integral. Assim, pães, pizza, bolos, macarrão, cereais matinais e biscoitos estão fora do cardápio da dieta low carb. Arroz de qualquer espécie também não deve ser consumido, como também a quinoa deve ser evitada.
  • Gorduras: Nenhum tipo de gordura trans deve ser consumido, assim a maioria dos alimentos industrializados fica fora do cardápio. Gorduras trans são provenientes de processos industrializados e são extremamente prejudiciais a saúde.

PS: Não confunda Gorduras Trans com Gorduras Saturadas. As Gorduras Trans são 100% industrializadas e devem ser evitadas. As Gorduras Saturadas são provenientes de animais e são saudáveis e recomendadas na Low Carb.

Como Funciona

o que comer para emagrecer

Sabendo o que pode e o que não pode ser consumido, fica mais fácil criar receitas que obedeçam aos princípios low carb.

Para seguir uma dieta low carb, basta se alimentar apenas dos alimentos permitidos, obedecendo as regras dos principais alimentos para consumo, que são as carnes e gorduras saturadas e dos secundários, como as frutas, legumes e verduras em menor quantidade. E os carboidratos não devem passar de 10% de consumo em seu cardápio diário.

Não existe um cardápio específico para essa dieta, pois você pode fazer várias combinações usando os alimentos permitidos. Na verdade, ela não é considerada uma dieta restritiva, mas sim como um estilo de vida saudável, pois carboidratos não possuem nutrientes para nosso corpo e, portanto, são desnecessários para nossa sobrevivência.

Devido ao baixo consumo de carboidratos, muitas pessoas perdem peso, mas a dieta low carb não é necessariamente indicada apenas para essa finalidade. Com isso, criar pratos que contenham os alimentos permitidos é a melhor forma para ficar dentro do conceito low carb e a melhor maneira de proporcionar uma vida mais saudável.

Guia Low Carb

Como o assunto da Low Carb é bem extenso, convido-lhe a se inscrever no nosso mini-curso de 4 vídeo-aulas em que irei lhe explicar mais a fundo porque a low carb é mais do que uma dieta, mas um estilo de vida ideal.

Veja o que você irá aprender:
Aula 1: Os 2 Maiores MITOS do Emagrecimento que a mídia e a indústria nos escondem há 6 décadas e que impedem o processo de perda de peso;
Aula 2: Os 3 PIORES ALIMENTOS do mundo que são os principais (e reais) responsáveis pelo excesso de gordura corporal e como se livrar deles de uma vez por todas;
Aula 3: Como Implementar o Método AME para emagrecer e ter muito mais saúde e qualidade de vida;
Aula 4: Como destravar a queima de gordura corporal de forma definitiva!

Basta clicar na imagem abaixo para destravar seu acesso e receber as 4 aulas GRATUITAS e 100% ONLINE:



Sobre o autor | Website

Charles Silva é empresário, pesquisador de saúde, nutrição e biohacking. É o fundador do Emagrecer Para Sempre. Compartilha neste projeto as suas experiências práticas de como ter um corpo magro e saudável.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

9 Comentários

  1. MARIA HELENA DOS SANTOS AMARAL disse:

    Como eu faço para emagreçer 8kilos ?

    • Emagrecer Para Sempre disse:

      Oi Maria,

      A primeira coisa que recomendamos fazer é cortar ao máximo os carboidratos de sua alimentação diária, pois são um veneno para nosso organismo. A Dieta Low Carb vai lhe ajudar nisso. Vai retirando aos poucos os carboidratos, a começar pelo famoso e maléfico pão de sal de manhã. Você pode substitui-lo por ovos ou um abacate com whey protein que são alimentos super saudáveis e deliciosos. 😉

    • Lúcia disse:

      Boa noite a todos,
      Eu perdi 19 quilos em nove meses.
      Dieta, academia,foco é muita força de vontade.
      Qualquer pessoa pode perder peso, basta querer e ter foco.
      Início:
      Cortei todos tipos de doces.
      Arroz que sou louca por ele!!!
      Bebidas alcoólicas e analcolica.
      Refrigerantes,

      Em 6 meses já tinha eliminado 12 quilos.

      • Emagrecer Para Sempre disse:

        Olá Lúcia,

        Obrigada por compartilhar.
        Meus parabéns pelos seus resultados que são muito expressivos.
        Um grande abraço! 😉

  2. Magaly Santos disse:

    Seu artigo é bastante interessante e explicativo, a piramide low-carb deixa bem claro o que podemos ou não comer.

  3. Paula Roberta Elias de Souza disse:

    Eu fiquei com diarreia isso é normal to seguindo a risca a dieta low carb tenho 12 dias xw dieta e já emagreçi

    • Emagrecer Para Sempre disse:

      Oi Paula,

      Se a diarréia foi provisória, acredito que foi por causa da adaptação do seu corpo da dieta low carb. Caso ela venha persistindo por vários dias, recomendamos consultar seu médico de confiança para verificar o que está ocorrendo e fazer o tratamento adequado.

  4. Ducilene N Souza disse:

    Muito legal a sua experiência de vida.Amei