Dieta da Sopa – Para Que Serve, Cardápio e Como Fazer → 【VEJA!】

dieta das sopas funciona

A dieta da sopa é mais uma das dietas restritivas do mercado e vou te explicar em detalhes como ela funciona. Essa dieta na verdade foi feita para pacientes de um hospital, mas como ela estava ajudando-os a emagrecer, acabou ficando famosa no mercado. Ela é focada no consumo de sopas de tipos diferentes durante um período determinado de tempo.

Na busca pelo peso ideal as pessoas acabam fazendo dietas restritivas que fazem mal à saúde e não eliminam peso, causando frustração e muita energia gasta. Com o avanço da tecnologia, a informação chega mais rápido nas mãos de todos e isso significa muita especulação sobre o que dá certo, ou não, na hora de emagrecer.

Como já venho falando em vários artigos aqui no blog, a obesidade já se tornou uma doença crônica em muitos países, desde os mais avançados até os mais pobres que possuem grande parte da população sofrendo com o excesso de peso. O ganho de peso está ligado a vida sedentária e, principalmente, aos maus hábitos alimentares que acumulamos ao longo do tempo.

A falta de tempo para cozinhar refeições mais saudáveis fez com que a indústria criasse cada vez mais comidas prontas, congeladas, de baixo valor nutritivo e recheadas de elementos químicos para dar sabor e conservar por mais tempo.

Esses alimentos até matam a fome, mas também enchem o organismo de toxinas, que a médio e longo prazo levam ao ganho de peso e perda da qualidade de vida.

Não é à toa que alguns hábitos do passado estão voltando como, por exemplo, o cultivo de ervas e verduras em hortas caseiras e o maior consumo de chás e sucos naturais em lugar de refrigerantes e bebidas gaseificadas.

Como a perda de peso está diretamente ligada aos hábitos alimentares, cada cientista defende uma tese sobre o que funciona melhor no emagrecimento e, com isso, milhares de dietas e métodos de perda de peso invadem o mercado todos os dias.

O Que é a Dieta Da Sopa?

dieta da sopa incor

Dentro desses métodos surgiu há alguns anos a dieta da sopa do Hospital do coração de SP (INCOR) que acabou se disseminando e dando origem a outras dietas baseadas no consumo de sopas.

Mas, por que essa dieta ficou assim tão famosa e se espalhou?

Porque ela foi criada por alunos da Faculdade de Medicina, pois trata-se de uma sopa específica para a perda de peso em pacientes que precisavam passar por cirurgias invasivas e não poderiam fazer isso estando obesos. Ou seja, a dieta da sopa do Hospital do Coração é comprovada e testada em pessoas reais, com condições reais de precariedade de saúde por causa da obesidade.

Não demorou muito para a receita da dieta sair de dentro do hospital e ganhar a população em geral que deseja emagrecer, sem passar fome e sem prejudicar a saúde.

Mas, a dieta da sopa do Incor foi apenas o estopim, pois como você provavelmente já sabe, hoje existem dezenas de dietas baseadas no consumo de sopas, variando apenas os ingredientes e o tempo de duração. Assim as dietas da sopa mais comuns costumam substituir o almoço e o jantar por um prato de sopa com ingredientes específicos para cada dia.

Além da dieta da sopa do Incor, outras dietas também têm destaque atualmente, como a dieta da sopa de repolho, a dieta da sopa detox e a dieta da sopa de legumes.

Para Que Serve?

dieta da sopa de legumes

O principal objetivo de quem faz essa dieta é perder peso em pouco tempo, já que a dieta da sopa do Incor promete eliminar até 7Kg em 7 dias (a meta é perder 1Kg por dia).

Assim, as pessoas que começam esse tipo de dieta esperam resultados satisfatórios em pouco tempo, apenas se alimentando com as sopas durante alguns dias. Porém, por tratar-se de alimentação para mudança do metabolismo, cada pessoa pode ter um resultado diferente, não existindo uma regra de perda de peso em nenhum momento.

Por que o prazo de duração da dieta é pequeno?

Apesar de conterem ingredientes muito saudáveis, na maioria das vezes, o consumo único de sopa restringe a ingestão de nutrientes importantes para o corpo, como as proteínas e gorduras que são essenciais para o bom funcionamento do corpo. Carboidratos são meros coadjuvantes e não possuem nutrientes essenciais a nossa sobrevivência. Seu consumo é opcional.

Uma duração de tempo mais prolongada dessa dieta poderia causar um colapso metabólico sério, comprometendo funções de órgãos vitais e a falta de vitaminas e aminoácidos essenciais à vida humana. Como toda dieta restritiva,a dieta da sopa não pode ser feita por longos períodos, para não prejudicar a saúde permanentemente.

Como Funciona?

O princípio da dieta da sopa milagrosa para o emagrecimento consiste em ser um alimento mais leve, de fácil digestão e que por estar em forma líquida propicia maior facilidade de consumo.

Além disso, o consumo de sopas com legumes, vegetais e cereais ajuda as pessoas que não gostam ou não têm tempo de elaborar receitas incluindo esses produtos que possuem vitaminas e minerais essenciais.

Nos primeiros dias o organismo começa a se adaptar e vai mudando a forma de metabolizar os alimentos, propiciando a queima natural de gordura devido ao baixo consumo de carboidratos (que não costumam entrar nas receitas). Algumas dietas da sopa permitem o consumo da sopa industrializadas, mas o ideal é preparar sempre seus alimentos com ingredientes frescos, pois são mais saudáveis e saborosos.

Como Fazer?

Basicamente, a dieta da sopa consiste de receitas variadas que são consumidas no lugar das duas principais refeições do dia (o almoço e o jantar). A principal recomendação é não consumir NADA além da sopa do dia, nem mesmo torrada ou pão como acompanhamento, que é um hábito bem comum no Brasil.

No preparo da sopa, algumas receitas indicarão bater os ingredientes para obter um creme, e em outros casos os ingredientes deverão ser picados (para estimular a mastigação e dar sensação de saciedade).

Como toda dieta restritiva, é possível ter alguns efeitos adversos nos primeiros dias do consumo, isso acabará passando conforme o organismo se adapta à nova forma de alimentação. Porém, caso os sintomas não diminuam é importante parar imediatamente a dieta da sopa e procurar um médico para averiguar se existem restrições para determinados tipos de alimentos.

dieta para secar a barriga

Além do consumo da sopa nas refeições indicadas, é importante manter uma forma de alimentação saudável nas outras refeições, a sopa é apenas uma forma mais rápida de detox e perda de peso.

Apesar de conterem muitos alimentos saudáveis, as sopas deixam de fora as gorduras, as proteínas e os carboidratos, elementos essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Leia também:

✅ Jejum Intermitente – Benefícios, Para Que Serve e Como Fazer → 【AQUI】

✅ Óleo de Coco – Benefícios e Para Que Serve → 【Guia Definitivo!】

Dessa forma, precisam ser consumidas por um período de tempo curto, para não haver comprometimento das funções do órgãos vitais.

Importante: Toda dieta restritiva precisa ser acompanhada por um médico ou nutricionista. Além disso, sempre é bom perguntar se é necessário o consumo de suplementos de vitaminas e minerais durante o período da dieta, pois seu corpo ficará desnutrido de nutrientes importantes durante este período.

Cardápio Sugerido

Como o organismo precisa se acostumar com o consumo de sopas, é importante começar uma limpeza interna antes de fazer qualquer dieta. Veja abaixo uma receita de sopa detox muito fácil de fazer e que ajudará a eliminar toxinas acumuladas no seu organismo.

Dieta da Sopa Detox

 Ingredientes:

  • Couve flor (1 xícara de chá)
  • Brócolis (1 xícara de chá)
  • Limão (1 unidade em suco)
  • Semente de linhaça (2 colheres de sopa)
  • Temperos naturais – cebolinha, manjericão, orégano, salsa (a seu gosto)
  • Água (1 litro)
  • Pimenta do reino (a seu gosto)
  • Sal rosa (a seu gosto)

Como Fazer:

    • Coloque a água em uma panela e acrescente a couve flor, o brócolis, o sal, e os temperos naturais.
    • Deixe ferver até que as flores estejam macias.
    • Passe esse cozido no liquidificador até obter a consistência de creme.
    • Coloque a pimenta do reino e a linhaça, usando um pouco de azeite para temperar.

sopa para emagrecer em 7 dias

Dieta da Sopa Termogênica

Além do detox, os alimentos termogênicos também ocupam lugar de destaque nas dietas em geral, pois aumentam a temperatura do corpo e fazem com que o metabolismo se acelere e queime gorduras.

Na receita de sopa abaixo, os ingredientes principais são o gengibre e a pimenta vermelha, termogênicos que aceleram o metabolismo.

Ingredientes:

  • Alho (2 dentes, ou a seu gosto)
  • Cebola (1 pequena, ou a seu gosto)
  • Gengibre ralado (duas colheres de chá)
  • Pimenta vermelha (uma pitada picada bem miudinho)
  • Couve (meio maço)
  • Abóbora cortada em cubos (1 xícara de sopa)
  • Tomate cortado em cubos (1 inteiro)
  • Salsa (a seu gosto)
  • Cebolinha (a seu gosto)
  • Sal rosa (a seu gosto)
  • Água (1 litro, ou o suficiente para tampar os legumes)

Como Fazer:

  • Refogue o alho, a cebola, o gengibre e a pimenta vermelha em um pouco de óleo de coco, ou azeite.
  • Acrescente a couve, a abóbora e o tomate e cubra com água, deixando ferver até a abóbora estar macia.
  • Bata esse cozido no liquidificador até formar um creme.
  • Acrescente o sal, a salsa e a cebolinha na hora de consumir.

É isso.

Particularmente, sou adepto a dieta do estilo de vida, ou seja, a forma de alimentação que você conseguirá manter para o resto da vida sem ter que ficar restringindo alimentos saborosos no dia a dia. Eu gravei uma série de 4 vídeo-aulas onde eu mostro como você pode mudar seu estilo de vida a partir de hoje mesmo com simples mudanças em sua alimentação.

Neste mini-curso eu revelo todos os segredos que eu mesmo fiz para emagrecer sem precisar passar fome ou fazer dietas restritivas. Inscreva-se pelo botão abaixo:

Espero que tenha gostado!

Até breve! 😉

Gostou? Compartilhe....

Sobre o autor | Website

Charles Silva é empresário, pesquisador de saúde, nutrição e biohacking. É o fundador do Emagrecer Para Sempre. Compartilha neste projeto as suas experiências práticas de como ter um corpo magro e saudável.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!