Dieta Cetogenica – Como Fazer e Alimentos Permitidos → 【Leia AQUI】

o'que é dieta cetogenica

O Que é a Dieta Cetogênica?

A Dieta Cetogênica é baseada no consumo de maior porcentagem de gorduras, médio consumo de proteínas e baixíssimo (ou nenhum) consumo de carboidratos. As principais perguntas que são feitas sobre esse estilo de dieta se referem à necessidade que o organismo tem dos carboidratos para produzir a energia que precisamos no dia a dia.

Essa dieta já existe há muitas décadas e foi primeiramente usada para tratamento de pacientes com epilepsia na década de 1920, devido a baixa taxa de carboidratos de seu cardápio. Com o passar do tempo, ela foi sendo deixada de lado com a chegada de muitos medicamentos imunossupressores para controle das convulsões desses pacientes.

Só que, esses medicamentos industrializados tem se mostrado pouco eficientes para o tratamento de epiléticos e a dieta cetogênica tem ganhado cada vez mais adeptos não só para tratar de doenças, mas também como um estilo de vida saudável.

Com a busca atual por mais qualidade de vida e modos saudáveis de se alimentar, essa dieta para emagrecimento ressurgiu após a série “The Magic Pill”  (A Pílula Mágica), que está disponível na Netflix, abordar a fundo sobre os benefícios dela.

Ela mostra os motivos que os carboidratos são desnecessários para o nosso corpo, pois nosso próprio organismo está preparado para produzir a glicose que ele precisa para transformar em energia. Além disso, mostra vários cases reais de pessoas que implementaram a dieta cetogênica e conseguiram erradicar doenças comuns.

Porém, com o consumo desenfreado de alimentos processados e de açúcar refinado, acabamos coibindo essa função do nosso corpo, pois esse excesso de carboidratos ultraprocessados acabam se transformando em excesso de glicose e, posteriormente, em gordura localizada.

Com a função natural de produção de glicose, nós não precisamos necessariamente consumir alimentos que se transformem em açúcar no sangue, pois nosso metabolismo está preparado para fazer isso na falta desses alimentos.

Assim, é possível viver sem os carboidratos e, claro, sem colocar a vida em risco. Afinal, você estará consumindo apenas alimentos de verdade em sua rotina. E, a realidade, é que não existem carboidratos essenciais para nossa sobrevivência.

Para Que Serve

tratamento-para-epilepsia

Nos anos de 1920, essa dieta era largamente usada como forma de tratamento para casos de epilepsia, devido às mudanças no processo metabólico que acabam inibindo as convulsões. Assim, não é uma dieta que foi criada apenas para o emagrecimento, mas principalmente como forma terapêutica e para ajudar as pessoas a se alimentarem melhor e ter uma qualidade de vida sem necessidade de remédios tradicionais das farmácias.

Porém, seguida de uma forma mais natural de se alimentar, a dieta cetogênica faz com que a pessoa perca peso rapidamente, pois o organismo começa a usar a gordura que já está acumulada no corpo para produzir energiaEsse processo é chamado de Cetose e é daí que vem o nome da dieta.

Com isso, quando não consumimos carboidratos, nosso organismo (o fígado principalmente) começa a produzir os corpos cetônicos que são o combustível que o organismo precisa para te dar energia.

Para não haver confusão, existe um termo chamado ceto-acidose que é prejudicial e faz parte de um processo extremo da diabetes, é preciso saber que a formação de corpos cetônicos já faz parte de nosso processo metabólico. Assim, isso já é uma coisa que o corpo faz normalmente desde a nossa criação, e é apenas incrementado com a alimentação correta.

Portanto, a queima de gordura através dos corpos cetônicos produz uma energia muito mais eficiente para o organismo. E, essa eficiência, faz com que a queima de gordura seja maior, mais rápida e proporcione elementos extras para todos os órgãos vitais, proporcionando emagrecimento, disposição e bem estar.

Como Funciona Essa Dieta Saudável Para o Dia a Dia

como fazer dieta cetogenica

Basicamente, é preciso adaptar o cardápio do dia a dia para consumir o mínimo de carboidratos e aumentar o consumo de gorduras “boas” e proteínas. É importante salientar que, além de ser usada como terapia para processos de epilepsia, a dieta cetogênica também ajuda na cura de várias doenças, como o câncer, pois já foi provado em vários estudos científicos (disponíveis aqui) que as células cancerígenas se alimentam principalmente de carboidratos e açúcares.

Se a pessoa com câncer pára de consumir carboidratos, a tendência é que as células cancerosas começam a morrer e o paciente começa a restabelecer a saúde novamente. 

ATENÇÃO: É importante lembrar que o tratamento convencional para o câncer não deve ser deixado de lado em nenhuma hipótese. A dieta cetogênica é um complemento importante para este tratamento e, o médico que está fazendo o tratamento, deve estar sempre acompanhando a evolução/retração da doença através de exames específicos para isso.

Para entender melhor esse processo no organismo, basta saber que a principal fonte de energia do nosso corpo é a glicose. Quando ela fica em níveis baixos, o corpo queima gordura para transformar em energia, iniciando o processo de Cetose.

Longe de ser mais uma dieta da moda, podemos dizer que a dieta cetogênica é um estilo de vida muito saudável, da mesma forma que a Dieta Low Carb aliada ao Jejum Intermitente que, por sinal, é o que eu sigo como estilo de vida.

A Cetose é uma função normal do organismo, assim a dieta não faz com que o corpo crie elementos novos que possam ser prejudiciais. Ou seja, nosso corpo JÁ SABE como realizar esse processo de queima de gordura de forma natural, quando sente a falta de glicose, precisando apenas ser estimulado para isso.

Um outro benefício dessa dieta é o fato dela diminuir a sensação de fome. Com isso, a sensação de saciedade se prolonga por mais tempo, fazendo comer porções menores de comida.

No começo da dieta haverá uma fase de adaptação onde o organismo se ajustará a nova fonte de energia. Nesse período pode haver presença de mau hálito e gosto metálico na boca. Você também pode ter náuseas, fraqueza e dores de cabeça, pois seu corpo já está acostumado a muitos anos a consumir as porcarias industrializadas, enlatados e os carboidratos de todos os formatos, presentes nos pães, bolos, arroz, macarrão, tortas, etc…

Dica: Quer reduzir os carboidratos de sua alimentação diária? Comece reduzindo a quantidade de carboidratos em sua rotina aos poucos e pare de frequentar locais que vendem, essencialmente, produtos cheios de carboidratos ultraprocessados.

A redução ou eliminação total dos carboidratos é um processo que precisa passar para começar a praticar a cetogênica. No início ocorre muito desconforto, mas não se preocupe, pois será apenas durante o tempo de adaptação do organismo e seu corpo irá se adaptar aos poucos e tudo voltará ao normal, trazendo mais saúde e qualidade de vida para você.

O que eu recomendo é que você inicie seu processo de mudança através da dieta low carb e, apenas depois disso, vá para a dieta cetogênica que, podemos dizer, é uma low carb mais restritiva. 

Dentre os benefícios principais da dieta cetogênica podemos citar:

dieta para perder barriga

  • Facilita A Perda De Peso: Com o processo de Cetose, o organismo queimará os depósitos de gordura localizada, o que diminuirá rapidamente seu peso já nas primeiras semanas. O bom dessa forma de emagrecimento é que seguindo essa forma de alimentação, essa gordura localizada desaparecerá para sempre, pois você nunca mais vai querer voltar a consumir carboidratos em alta escala. Com isso, ele deixará de ser o protagonista da sua alimentação para se tornar um mero coadjuvante.

  • Não Perde Massa Magra: Comendo a quantidade certa de proteínas e com a ação dos corpos cetônicos no organismo, ele não precisará usar a proteína da musculatura para produzir glicose. Assim, quem faz dieta cetogênica não perde massa magra e é uma dieta indicada para qualquer pessoa, pois além de ser muito mais saudável, te dará toda a energia necessária para o dia a dia.

  • Diminuição Dos Riscos De Desenvolver Doenças: Com a diminuição dos depósitos de gordura, os níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos simplesmente despencam, pois começa um controle natural da pressão arterial e dos níveis de insulina, o que afasta o risco de desenvolver problemas cardíacos e diabetes tipo 2.

  • Ajuda Nos Tratamentos De Câncer: Como falamos acima, as células cancerígenas se alimentam principalmente de carboidratos Assim, com o menor consumo desse tipo de alimentos, é possível tratar muitos casos de câncer, pois você estará retirando o principal “alimento” das células cancerígenas, aumentando as chances de recuperação. Melhor do que isso, se você consome poucos (ou nenhum) carboidratos, seu corpo automaticamente tenderá a ficar imune ao câncer.

  • Aumenta Sensação De Saciedade: Comendo mais proteínas e gorduras do que carboidratos, o organismo se sacia mais rapidamente e por mais tempo, causando diminuição do apetite e consequentemente você emagrece de forma mais natural e sem sofrimento.  

Como Fazer?

alimentos permitios low carb

Antes de iniciar uma nova forma de se alimentar, é importante consultar um especialista em saúde, de preferência um nutrólogo ou especialista em biomedicina que esteja atualizado com todos os conceitos fundamentais da dieta cetogênica e seus benefícios.

Aconselhamos isso para você fazer todos os exames necessários para identificar possíveis problemas de saúde que impeçam uma mudança radical na alimentação no curto prazo.

Depois de se certificar que não existem problemas pré-existentes, prepare-se para se alimentar de forma diferenciada, mas ainda com muito sabor e variedade. Para começar a mudar seus hábitos alimentares, é preciso antes saber quais alimentos podem ser consumidos e quais devem ser excluídos. Vamos a eles:

Alimentos Permitidos

Dentro da lista de alimentos permitidos, é fácil encontrar inúmeras opções para preparar pratos saborosos e muito nutritivos.

  • Carnes de todos os tipos (peixes, aves, carnes vermelhas, frango, porco e frutos do mar)
  • Ovos
  • Bacon
  • Linguiça
  • Óleos e gorduras naturais (banha de porco, óleo de coco, azeite extra virgem de vidros escuros e acidez máxima de 0,5% e abacate)
  • Queijos de boa qualidade e procedência
  • Creme de leite
  • Iogurte natural sem açúcar
  • Oleaginosas em geral (castanhas-do-pará, nozes, amêndoas, macadâmia e pistache).
    PS: Evite castanha de caju e aprecie nozes com moderação devido alto teor de carboidratos.
  • Vegetais que tenham baixa quantidade de carboidratos (carboidratos fibrosos)
  • Café e chá sem açúcar ou, no máximo, adoçados com Stevia, Xilitol ou Eritritol.

Como podemos perceber, são muitas opções de alimentos, assim não existe a possibilidade de passar fome criando pratos diferentes combinando esses produtos.

Alimentos Proibidos

  • Arroz, feijão, soja, milho
  • Todos os alimentos feitos com farinha de trigo ultraprocessada (pães, massas, cereais matinais, bolos, etc…)
  • Frutas que contenham níveis altos de açúcar
  • Doces
  • Alimentos processados, enlatados e industrializados
  • Cereais em geral
  • Bebidas industriais açucaradas (refrigerantes, sucos de caixinha, energéticos, achocolatados, etc)
  • Raízes que contenham alta carga glicêmica (mandioca, batata inglesa)
  • Tapioca

Cardápios Recomendados

cardapio da dieta cetogenica

Como você viu, os alimentos permitidos são, em grande número, para combinar esses produtos para produzir suas refeições.

Se está começando essa nova forma de alimentação agora e não tem ideia de por onde começar, veja abaixo algumas dicas de cardápios que separamos para você poder começar a dieta cetogênica:

Café Da Manhã

Opção 1: Ovos Com Bacon + Iogurte Natural

O melhor café da manhã é o que contém proteínas de alto valor biológico, que sustentarão o corpo até a próxima refeição e darão sensação de saciedade. Diferente do que muita gente pensa, o bacon é muito saudável e, junto com os ovos, são a combinação perfeita de gorduras boas com proteína.

Consuma o iogurte apenas se precisar “beber” algo pela manhã. Lembre-se usar manteiga (nunca a margarina) ou óleo de coco para preparar os ovos ou frite-os na gordura do bacon mesmo.

Diferentemente do que a mídia propaga, não existe NENHUMA EVIDÊNCIA CIENTÍFICA de que as gorduras saturadas façam mal a saúde ou aumentem a pressão arterial.

Opção 2: Omelete Com Tomate + Castanhas

Bata de 2 a 3 ovos em uma tigela, temperando a seu gosto. Refogue o tomate com um pouco de cebola, jogue a mistura de ovos temperados e cozinhe dos dois lados. Antes de terminar de cozinhar acrescente Castanha do Pará moída e bom apetite!


Almoço

Opção 1: Filé de Peixe na Manteiga + Brócolis Refogado + Abacate

Tempere os filés de peixe a seu gosto e frite-os levemente na manteiga. Refogue o brócolis em fogo baixo com um pouco de óleo de coco. Sirva o filé acompanhado do brócolis e mais meio abacate que você pode temperar com azeite, limão e tomate ou comer simplesmente junto com o peixe.
Obs.: O Brasil é o único país que come abacate adoçado, aos poucos é fácil se acostumar em comer ele salgado.

Opção 2: Costelinha de Porco + Purê de Espinafre + Salada Verde

A carne de porco é considerada mais nutritiva que a de frango, além de ser mais saborosa. Prepare as costelinhas de porco grelhadas ou no forno. Faça um purê de espinafre, cozinhando a verdura depois passando em um processador e incorporando um pouco de creme leite para dar cremosidade. Faça uma salada verde generosa e tempere com azeite, limão e especiarias a seu gosto.


Jantar

Opção 1: Coxas de Frango Assadas + Brócolis na Manteiga + Abacate

Tempere as coxas de frango a seu gosto e coloque para assar. Prepare o brócolis refogando na manteiga e sirva tudo com meio abacate. Se quiser pode temperar o abacate a seu gosto e ainda acrescentar algumas amêndoas esmagadas.

Opção 2: Mexido de Carne Moída com Azeitonas + Salada Verde

Tempere a carne moída a seu gosto e refogue juntamente com pedaços de azeitona preta (ou verde) e pedaços de pimentão verde, vermelho e amarelo. Faça uma salada verde com as folhas de sua preferência e tempere com limão e azeite.

Opções Para Lanches Da Manhã E Tarde

principais oleaginosas

  • Amêndoas, nozes, castanha do pará e pistache
  • Ovos mexidos na manteiga ghee ou óleo de coco
  • Shake proteico com morango
  • Queijo minas ou coalho
  • Abacate
  • Chá verde
  • Iogurte natural sem açúcar

Este foi um guia inicial para te ajudar a começar a fazer dieta cetogênica.

Se você quer aprender todos os segredos dessa dieta e como implementá-la da forma correta no seu dia a dia, convido-lhe a se inscrever no meu mini-curso sobre os “Mitos do Emagrecimento”, onde te mostro como iniciar na dieta low carb para acostumar seu corpo para a dieta cetogênica. Sem fazer low carb, é impossível fazer a cetogênica. Portanto, clique na imagem abaixo e se inscreva no mini-curso gratuito!

Gostou? Compartilhe....

Sobre o autor | Website

Charles Silva é empresário, pesquisador de saúde, nutrição e biohacking. É o fundador do Emagrecer Para Sempre. Compartilha neste projeto as suas experiências práticas de como ter um corpo magro e saudável.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

12 Comentários

  1. Yonara disse:

    Gostaria de adquirir, mas infelizmente não estou tendo êxito na compra. Sempre informa que deu erro.

  2. marisa disse:

    Fácil de entender, parabéns e continue assim sempre. Ótimo artigo, gostei muito

  3. Jose Paulo Caetano disse:

    Parabéns pelo artigo, eu conheço os alimentos proibidos para essa dieta, mais, não sabia que esses alimentos era proibidos na dieta Cetogênica Tive a oportunidade de fazer o Mousse De Gelatina Com Iogurte e ficou uma delicia principalmente no calor que esta aqui mais uma vez obrigado por compartilhar essas informações é sempre um prazer obter tantas informações relevantes.

  4. Sabrina disse:

    Muito bom o artigo!
    Gostei muito dos cardápios!
    Essa dieta é sem dúvida umas das mais eficazes, mas precisa tomar ….entender bem antes de iniciar.

  5. Débora disse:

    Artigo muito bem elaborado e informações claras e precisas. Parabéns!

  6. Ivone Vital disse:

    Olá! Tenho 73 anos, peso 51 kg. Iniciei a dieta cetogênica há uma semana porque estou com o colesterol alto e a hemoglobina glicada 6,0. Tenho sentido muita fraqueza. Estou com dificuldades de subir escadas. A pressão arterial caiu. Devo continuar a dieta?

    • Emagrecer Para Sempre disse:

      Olá Ivone,

      Esses sintomas acontecem, pois seu corpo está se adaptando a dieta cetogênica e pode ficar por alguns dias. Recomendamos sempre que você faça um acompanhamento com seu médico de confiança antes de fazer uma dieta para monitorar seu estado de saúde até você se adaptar completamente a dieta. 😉

  7. marlon disse:

    ola boa tarde ,tenho uma urgencia muito grande em saber mais sobre a dieta para pessoas com cancer , tem mais alimentos que podem ser complemetadas a essa dieta ou so esses mesmos? e se possivel queria uma dieta propicia para acabar com o cancer alimentos rigorosos que podem ser integrados ao dia a dia sem nenhum poblema,aguardo a resposta de voces preciso muito saber mt obrigado att

    • Charles Silva disse:

      Olá Marlon,

      Nós não podemos passar uma dieta específica aqui para cada caso, mas recomendamos que assista a série “The Magic Pill” (Tem na Netflix) que é excelente e fala exclusivamente sobre essa dieta cetogênica e dá vários exemplos de casos bem sucedidos de quem a seguiu.

      Um abraço!

  8. Hizabella Moreira Maia disse:

    Boa me chamo achei muito esclarecedora a matéria e estimulante parabéns